Skip to main content

Introdução à Bioinformática para Médicos e outros Profissionais de Saúde


BioS

Sobre este curso

O curso BioS integra os mais recentes avanços no campo da Biologia Computacional / Bioinformática, que podem ser aplicados de forma imediata em ambiente clínico.

O principal objetivo do curso é oferecer aos profissionais de saúde ferramentas que lhes permitam compreender e utilizar grandes conjuntos de dados biomédicos, especialmente dados da sequência do genoma, para melhorar o atendimento ao paciente, por meio de uma maior sensibilidade diagnóstica e de um direcionamento terapêutico mais preciso.


Pré-requisitos

Requisitos específicos de admissão: Um diploma de grau académico completo num programa de formação profissional na área da saúde, no mínimo, do nível 6 do QEQ, como o grau de médico ou bacharelato em saúde e segurança.

Competências profissionais dos formandos, com exemplos: Médico; Veterinário; Genética Médica.


O que aprenderá

  1. Melhor compreensão e mais confiança nos dados do sequenciamento moderno de alto rendimento;
  2. Fazer mais uso de tais dados na tomada de decisão clínica;
  3. Diagnósticos mais rápidos e relevantes de doenças com um componente genético assumido.

Método de formação:

Recomendado: part-time, sessões de e-learning assíncronas;


Créditos ECVET

O currículo BioS é modular, baseado na abordagem de resultados de aprendizagem, e está em consonância com instrumentos Europeus de garantia da transparência no EFP: QEQ/ECVET/EQAVET.

  • Módulo 1: Introdução à Bioinformática, 4 créditos
  • Módulo 2: Estatística Computacional para Médicos Clínicos, 4 créditos
  • Módulo 3: Serviços Personalizados de Genoma no Atendimento ao Paciente, 4 créditos
  • Módulo 4: Melhoria da Qualidade nos Cuidados de Saúde, 2 créditos

Nível do QEQ

O curso BioS corresponde ao nível 5 do QEQ, considerando a complexidade, o alcance e o nível de aprendizagens que se espera que sejam alcançados pelos aprendentes:

Nível do QEQ Conhecimentos Capacidades Competências
Nível 5, Resultados de aprendizagem relevantes Conhecimentos abrangentes, especializados, factuais e teóricos numa determinada área de estudos ou de trabalho e consciência dos limites desses conhecimentos. Uma gama abrangente de aptidões cognitivas e práticas necessárias para conceber soluções criativas para problemas abstratos. Exerce gestão e supervisão em contextos de trabalho ou atividades de estudo onde ocorrem mudanças imprevisíveis; revê e desenvolve o seu próprio desempenho e o de outros.

Consultar o Plano de Estudos do Curso

Módulo 1: Introdução à Bioinformática

Este módulo fornece conhecimentos básicos sobre como é que os dados moleculares se conectam à biomedicina moderna, a fim de fornecer uma compreensão do historial da medicina personalizada de genoma. O curso apresenta aos formandos dados de genoma, dados de sequência do DNA e proteínas e estruturas de proteínas, principais bases de dados biológicos e ensina métodos básicos de análise.

Módulo 2: Estatística Computacional para Médicos Clínicos, 4 créditos

Este módulo fornecerá uma introdução prática à análise de grandes quantidades de informação biológica e biomédica, a fim de desenvolver uma compreensão crítica da confiabilidade dos resultados da análise. Os médicos clínicos aprenderão a avaliar como é que o ambiente estatístico R pode ser aplicado à análise de dados biológicos com um custo eficiente.

Módulo 3: Serviços Personalizados de Genoma no Atendimento ao Paciente, 4 créditos

O objetivo deste módulo é fornecer aos médicos os conhecimentos e as habilidades necessárias para interpretar os resultados dos serviços personalizados de genómica, como 23andMe, deCODE, Gene by Gene, etc. Este módulo facilita a integração desses serviços nas atividades de atendimento ao paciente.

Módulo 4: Melhoria da Qualidade nos Cuidados de Saúde, 2 créditos

Este programa modular visa equipar os formandos com uma gama de conhecimentos e competências relevantes e aplicáveis nas comunicações nos contextos de saúde. Os participantes aprenderão a formar equipas de saúde de alto desempenho, estabelecer e manter relacionamentos clínicos eficazes, bem como implementar estratégias e ferramentas para apoiar os cuidados centrados no paciente. Adicionalmente, é objetivo deste módulo ajudar os profissionais de saúde a desenvolver os conhecimentos e as habilidades necessárias para a gestão de riscos, através de iniciativas de segurança que estão na vanguarda da prestação de cuidados de saúde centrados no paciente. Este módulo centra-se especialmente na comunicação, nos aspetos éticos e nos riscos associados a testes genéticos e avaliação de risco de doença.


Perspetivas de Carreira

É comumente aceite que a medicina personalizada, impulsionada pelo sequenciamento do genoma de indivíduos, transformará a medicina. Existe um grande potencial do sequenciamento do genoma para melhorar o atendimento ao paciente, através de uma melhor sensibilidade diagnóstica e de um direcionamento terapêutico mais preciso [Ashley, EA. Towards precision medicine, Nature Reviews Genetics, 17, 507–522 (2016)].

Esta especialização permite que o/a formando/a comece a usar dados da sequência do genoma para melhorar o atendimento ao paciente, através de um diagnóstico mais sensível e de um direcionamento terapêutico mais preciso. Estas competências permitem que o/a formando/a assuma tarefas relacionadas com a análise e interpretação de dados de sequência do genoma, seja enquanto um médico que trata o paciente ou como um profissional de consultoria.


Equipa do curso


License

Os materiais deste curso estão licenciados sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike (CC-BY-NC-SA) 4.0 International License.

Enroll